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A arte é uma forma de ativismo, de promover diálogos e conexões entre as pessoas. Grace Ndiritu
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PUBLICAÇÃO Caderno Criar Coragem
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O Plano Nacional das Artes convidou Hugo Cruz (texto), Tiago Galo (ilustração) e Ana do Canto (design) a criar um caderno de propostas para que os jovens possam implementar os seus projetos criativos, artísticos ou artivistas nas suas comunidades, conectando patrimónios, artes e culturas com o seu quotidiano. O CCC – Caderno Criar Coragem está aberto à participação que busca ativar processos de coragem para imaginar e concretizar realidades ainda inexistentes. O CCC visa destacar pormenores, clarificar objetivos e estimular reflexões sobre temas como transição ecológica, ativismo, educação e cultura. Organizado em três partes – Coragem para perguntar, Coragem para criar e Inspirações –, o CCC baseia-se em 44 perguntas que ajudam a fomentar ações artísticas participativas. Disponível em formato impresso e digital, o caderno é destinado a jovens entre os 16 e os 25 anos, interessados em desenvolver ações nas escolas e nas suas comunidades. Com esta iniciativa, o Plano Nacional das Artes reforça a sua crença no poder dos jovens como agentes de mudança, crentes na cidadania e na participação cultural.Com apresentações em Lisboa (Palácio das Galveias, 20 de fevereiro), Braga (gnration, 6 de março), Porto (7 de março, TECA) e Viseu (a definir).
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Coletânea Artes e Educação
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Artes e Educação. Antologia de autores portugueses é o segundo volume da coleção Plano Nacional das Artes, editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM). A apresentação deste volume teve lugar no dia 17 de dezembro, na Fundação Livraria Lello, Mosteiro de Leça do Balio, e contou com a presença de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, Cláudio Garrudo, Diretor da Unidade de Edição e Cultura da INCM, e António Carlos Cortez, Poeta, Professor de literatura portuguesa, Ensaísta, Crítico literário e Ficcionista. Esta coleção propõe práticas de proximidade entre artes, patrimónios, culturas e educação, reconhecendo a importância da mediação cultural para o autoconhecimento e a ampliação de horizontes. A antologia serve como um guia pedagógico para professores, artistas e curiosos interessados no fenómeno da arte. O foco encontra-se na reflexão sobre o potencial formativo das artes, tanto em contextos educativos quanto fora deles, em vez de definir o que é a arte e o seu ensino.
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CURSO Mediação Cultural e Artística
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O Plano Nacional das Artes inicia uma jornada formativa para potenciar o impacto da mediação cultural e artística na sociedade e nas vidas dos cidadãos. Assim, no dia 21 de fevereiro, a Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha, recebeu a aula inaugural da 1.ª edição do Curso de Mediação Cultural e Artística, coordenado pela Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura do Politécnico de Leiria, concebido e planeado, com a colaboração dos Institutos Politécnicos de Lisboa, Porto, Setúbal e Leiria, para agentes culturais no ativo, e financiado pelo PNA e DGArtes. Os 24 formandos, selecionados de entre 86 candidaturas, representam diversas instituições culturais, câmaras e empresas municipais, museus, centros de interpretação, teatros e bibliotecas, sediados por todo o país, desde a Golegã, Braga, Loures, Horta, Mafra, Beja a Montemor-o-Novo, entre muitas outras localidades. Consulte aqui o plano de estudos.
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ENCONTRO V Encontro Nacional Universidade e Cultura
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O Encontro Universidade e Cultura, que decorreu em Évora, nos dias 15 e 16 de novembro de 2024, é uma iniciativa promovida pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas em parceria com o Plano Nacional das Artes. O seu grande objetivo é realçar a vocação cultural das universidades como espaços inclusivos e transformadores, que celebram a diversidade cultural e incentivam a livre troca de ideias. Além disto, procura fortalecer a integração e a colaboração entre instituições de ensino superior e entidades culturais, ampliando o acesso diversificado às atividades culturais para os estudantes. O Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, participou na Conversa inaugural: Construir uma Capital Europeia da Cultura: a Universidade de Évora e o projeto Évora_2027.
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MOCHILA CULTURAL Identidade, regras e convenções
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Em mais uma Mochila Cultural do Plano Nacional das Artes, desta vez assistimos ao filme Regras do Jogo, de Christian Zetterberg, incluído na programação do Festival IndieJúnior Porto 2025, em que se prepara um torneio importante e o primeiro para uma equipa de andebol tão jovem. Vemos a camaradagem entre jogadores, bem como a antecipação das possibilidades futuras. Mas quem pode ou não jogar é posto em causa, colocando em xeque um dos participantes. Quem dita as leis? Podemos questioná-las? Até que ponto importa a forma como os outros nos veem? Que impacto essas opiniões têm na nossa vida? Refletimos, em janeiro, com moderação de Susana Cabeleira e 150 alunos presentes, sobre temas relevantes, numa conversa com Mário Cachada – Embaixador da “Ética no Desporto” do PNED e IPDJ, Pedro Teixeira – Investigador de doutoramento em sexualidade humana, Psicólogo e Sexólogo, Tiago – aluno do ensino artístico especializado de Dança – Escola de Dança Ginasiano, e Inês – aluna do ensino secundário e praticante de andebol.
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FORMAÇÃO Camões | Outros 500
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Para as comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, o Plano Nacional das Artes estabeleceu uma parceria com o projeto Camões |Outros 500, iniciativa da autoria e curadoria de Clara Almeida Santos e de Francisco Sena Santos (com voz de Maria Flor Pedroso e música de Máximo Francisco), com o apoio da RTP. No dia 30 de janeiro, o PNA realizou uma ACD (Ação de Curta Duração), com mais de 500 participantes, onde lançou o desafio aos professores para produzirem, com os seus alunos, vídeos de curta duração, sincronizando a leitura de um poema camoniano, com imagens e contextos atuais. Reunimos os representantes dos vários planos e redes que trabalham nas escolas, com o objetivo de enfatizar a importância destas comemorações – Paulo Pires do Vale, José Cardoso Bernardes, Manuela Pragana, Elsa Mendes, Regina Duarte e Clara Almeida Santos.
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O Museu como Ferramenta Educativa
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Em parceria com o Plano Nacional das Artes, o Museu Nacional Soares dos Reis promoveu, em dezembro, uma Ação de Curta Duração de 3 horas para Professores do 2.º Ciclo | 5º Ano, em formato de laboratório experimental, dedicada ao tema “O Museu como ferramenta educativa: fazer, pensar e sentir com a arte”. Teve como destinatários Docentes das áreas disciplinares de História e Geografia de Portugal, Português, Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica, com os objetivos de reconhecer o Museu e a Arte como agentes facilitadores no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas disciplinares envolvidas, de identificar obras de arte com conexões curriculares para as diferentes áreas disciplinares e de explorar recursos e estratégias de trabalho transdisciplinar.
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COLABORAÇÃO Festival IndieJúnior Porto 2025
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Resultante da colaboração regular do Plano Nacional das Artes com o Festival IndieJúnior, o projeto educativo Eu Programo Um Festival de Cinema, atividade que convida estudantes a participarem na programação do Festival, foi desenhado com alunos das escolas da rede PNA – 1.º ciclo | AE da Maia; 2.º ciclo | AE Soares dos Reis, Vila Nova de Gaia; 3.º ciclo: | Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos; e Ensino Secundário | Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto. As turmas participaram em sessões de visionamento e discussão de inúmeras curtas e longas-metragens, a partir das quais, juntamente com a orientação da equipa de programação do IndieJúnior Porto, escolheram um conjunto de filmes para a programação, tendo depois apresentado e justificado a sua seleção em sessões do Festival.
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Atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Cultural de Escola.
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